segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Consciência

Hoje, em mais uma das minhas conversas diárias com meu querido amigo Moreira, ele me diz "minha amiga, quem tem consciência não espera... vai" e, como de costume, dá aquela risada e eu, como de costume, fico meditando em mais uma lição aprendida com ele numa simples, mas profunda, conversa ao telefone...
No dicionário encontramos alguns conceitos para a palavra consciência. Entre eles está "senso de responsabilidade", que significa termos obrigação de responder pelos nossos atos e de outros. Isso é muito louco!!! Pelos meus atos e pelos atos dos outros???
Seguramente achamos (e como achamos!)  que ser responsável é responder pelos meus atos, não pelos dos outros. Aí é que está: a consciência leva-nos a um posicionamento lúcido, prático e verdadeiro diante do que se apresenta para nós e para o outro. Acredito nisso! Acredito que consciência só vem quando entendo quem sou. E entender quem sou implica em enxergar o outro. Implica em compreender que não posso ser sozinha, mas sou com o outro, sou com o próximo. Então me posiciono por mim e pelo outro. O Evangelho é isso, pois Cristo nos ensina a ter consciência com tanta clareza que me envergonho quando não vivo isso. Mas quando compreendo não espero...vou. 
Sou muito grata a Deus por você Moreira...

Nenhum comentário:

Postar um comentário